9ºseminário nacional de religiões Afro-Brasileiras

  

                

Maceió recebe Seminário de Religiões Afro-Brasileiras

Encontro discute saúde das religiões Afro-Brasileiras com o SUS e comemorar os dez anos da Rede Nacional.
                                 
29/04/2013 14:37
 Por Rodrigo Cortez
 

O IX Seminário Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde teve inicio na manhã dessa segunda-feira (29), em Maceió, no Hotel Jatiúca. No evento, que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, serão discutidos a Política Nacional de Humanização do SUS, Controle Social, Políticas Públicas, Religiões de Matriz Africana, entre outros assuntos.  O encontro segue nesta terça (30). 

O superintendente de Direitos Humanos, Geraldo de Majela, esteve na solenidade de abertura e disse que o momento é importante, pois integra os vários estados do Brasil para tratar da questão da saúde dos religiosos da Matriz Africana. 

O presidente da Rede Nacional de Religião Afro-Brasileira, José Marmo da Silva, afirmou que o encontro tem como objetivo ampliar as negociações dos terreiros com o Sistema Único de Saúde e celebrar os dez anos da rede.

“Temos representante de todo o País da rede neste evento e a cada dia que se passa conquistamos mais força no Brasil. Hoje, apenas três estados não participam da rede, que são Roraima, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, e nosso objetivo em 2013 é chegar nesses locais e implantar a rede”, explicou.

A programação do seminário será marcada por temas importantes que fazem parte de discussões diárias do babalorixás e ialorixás. A primeira palestra teve como tema ‘Exu: a dinâmica da vida, da comunicação e da saúde’. 

 
Adendo:
 
Estiveram seminário os membros da diretoria do intituto Abaúna:
 
*  Willams Miguel dos Santos (Presidente de honrra)
*  Patricia Ramos (2º secretaria) 
*  Tiago Nagô (secretário geral) 
 Além do acessor de comunicação Roberto Baia e o relações públicas Paulo Tourinho